Grupos de Discussão
O Encontro de Investigação em Educação Matemática 2021 tem como propósito principal partilhar e discutir trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados às capacidades matemáticas transversais, às quais é dada particular importância nos novos documentos curriculares para o ensino da matemática, a saber: resolução de problemas, raciocínio matemático, comunicação matemática, conexões matemáticas, representações matemáticas, e pensamento computacional.
Os grupos de discussão foram definidos em função das temáticas das comunicações propostas, tendo estas sido organizados em dois grupos designados por:
GD1: Capacidades matemáticas transversais e ensino e a aprendizagem;
O Grupo de discussão 1 desenvolve-se em torno do tema do encontro, as Capacidades Matemáticas Transversais, com um enfoque especial nas questões do ensino e da aprendizagem da Matemática. As capacidades são um dos elementos fundamentais no domínio das competências, tal como se descreve no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al, 2017), considerando-se que “As competências são combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes, são centrais no perfil dos alunos, na escolaridade obrigatória” (p. 12).
Este grupo de discussão é sustentado na apresentação de seis comunicações e dois posters, distribuídos pelos dois dias do Encontro. As capacidades matemáticas estão presentes nestas apresentações, com incidências diferentes, mas mostrando a sua relevância quer no processo de ensino quer na aprendizagem dos alunos. Globalmente, constituem contributos para uma melhor compreensão das capacidades matemáticas dos alunos, da relação que se estabelece entre as ações do professor e o desenvolvimento dessas capacidades e de processos que poderão favorecer práticas que contribuam para o seu desenvolvimento.
Dinamizadores: Catarina Delgado e António Domingos
GD2: Capacidades matemáticas transversais e formação de professores.
As Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico, recentemente homologadas ME, 2021) assumem que aprender Matemática está muito para além do desenvolvimento de conhecimento matemático, inclui ainda um núcleo formado por capacidades transversais, nomeadamente: resolução de problemas, raciocínio matemático, comunicação matemática, conexões matemáticas, representações matemáticas e pensamento computacional.
Desenvolvendo capacidades transversais em Matemática de professores e futuros professores
Diversos autores (Francisco & Maher, 2011; Kong et al. 2020; Malaspina et al., 2019) destacam a necessidade de se criarem oportunidades para que os professores adquiram conhecimento sobre formas de desenvolver nos alunos as diversas capacidades matemáticas transversais. O facto de os professores selecionarem tarefas que promovam as diferentes capacidades, de as implementarem em sala de aula e refletirem sobre as produções dos alunos com outros professores pode ser uma forma adequada de alargar o seu conhecimento didático sobre como desenvolver diferentes capacidades transversais.
O desenvolvimento destas múltiplas e indissociáveis capacidades transversais nos professores é um dos grandes desafios da formação de professores da atualidade, seja ela inicial ou contínua. O principal argumento para colocar a tónica da formação nas capacidades transversais é dupla. Por um lado, os professores devem desenvolver, eles próprios, estas competências para que as possam vir a ensinar com convicção e expertise aos seus alunos. Por outro lado, devem desenvolver conhecimento didático sobre a forma de ensinar Matemática, articulando a aprendizagem de conhecimento matemático e o desenvolvimento de capacidades matemáticas transversais. Assim, a formação de professores de Matemática, tanto a inicial como a contínua, deve dar uma resposta às exigências atuais da sociedade e da educação, promovendo estratégias de formação criativas que visem o desenvolvimento, nos professores, destas (e sobre estas) capacidades matemáticas transversais.
Dinamizadores: Luís Menezes e Nélia Amado