Programa

09:00 – 09:30
Receção


09:30 – 10:00
Sessão de Abertura


10:00 - 11:15
Conferência Plenária
Towards holistic thinking in mathematics learning: Developing connected mathematical competencies across the mathematics curriculum.

Conferencista: Joanne Mulligan, Macquarie University, Austrália


11:15 - 11:45
intervalo


11:45 - 13:15
Grupos de Discussão (GD) (salas simultâneas)

GD1: Capacidades matemáticas transversais e ensino e aprendizagem

“Quer explicar o que escreveu?” Discussões coletivas usando múltiplas representações durante e após um estudo de aula
Paula Gomes, Marisa Quaresma e João Pedro da Ponte
Ações e questionamento do professor e representações de alunos do 3.º ano: Que relação?
Isabel Velez, Lurdes Serrazina e João Pedro da Ponte
Raciocínio matemático e ações do professor durante a discussão coletiva de uma tarefa
Fátima Mendes, Catarina Delgado, Joana Brocardo e João Pedro da Ponte

GD2: Capacidades matemáticas transversais e formação de professores

O estudo de aula na formação inicial de professores: Desenvolver o raciocínio matemático dos alunos
Micaela Martins, João Pedro da Ponte e Joana Mata-Pereira
Estudos de aula no ano inicial da formação de professores de matemática
Marisa Quaresma e João Pedro da Ponte
O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores para o desenvolvimento de conhecimento sobre raciocínio matemático
Linda Cardoso, João Pedro da Ponte e Marisa Quaresma
A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula
Filipa Faria, João Pedro da Ponte e Margarida Rodrigues


13:15 - 14:30
Almoço


14:30 - 16:30
Painel Plenário

Capacidades matemáticas transversais: do estado da arte a novas perspetivas de investigação

Moderadora: Hélia Jacinto, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Intervenientes:

  • Helena Martinho, Universidade do Minho
  • João Pedro da Ponte, Universidade de Lisboa
  • Josefa Perdomo Díaz, Universidade de La Laguna

17:00 - 18:00
Assembleia Geral da SPIEM



9:30 - 11:30

Grupos de Discussão (GD) (sessões paralelas)

GD1: Capacidades matemáticas transversais e ensino e aprendizagem

Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor de 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
Alexandra Souza, Margarida Rodrigues e João Pedro da Ponte
Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano
Letícia Martins e Helena Martinho
A calculadora gráfica no desenvolvimento de capacidades matemáticas transversais com recurso à teoria da mediação semiótica
Manuela Subtil e António Domingos
O raciocínio matemático e o uso da linguagem algébrica com compreensão no 8.º ano
Kelly Aguiar, João Pedo da Ponte e Joana Mata-Pereira
Desenvolvimento do pensamento espacial, em contexto pré-escolar, através de uma abordagem STEAM em astronomia
Mónica Bate, António Domingos e Ana Santiago


GD2: Capacidades matemáticas transversais e formação de professores

A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas
Joana Cabral, Fátima Mendes e Hélia Oliveira
Raciocínio matemático: Professores do 1.º e 2.º CEB e o processo de generalizar
Lurdes Serrazina e Margarida Rodrigues
Perceções de professores sobre uma formação visando o raciocínio matemático
Leonor Santos e Hélia Oliveira
Resolução de problemas de Fermi na sala de aula: A sua relevância na prática dos professores
Nélia Amado e Susana Carreira
Funções didáticas da tecnologia em tarefas de modelagem geométrica de futuros professores de matemática
Melissa Meier e Hélia Oliveira


11:30 - 12:00
intervalo


12:00 - 13:15
Conferência Plenária

Computational thinking and its role in mathematics teaching and learning: history, research, and practical implications

Conferencista: Viktor Freiman, University of Moncton, Canadá


13:15 - 13:30
Sessão de Encerramento